segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O burro e o cavalo


 


         Era uma vez um burro, que vivia numa quinta, lá para os lados da Serra da Estrela, numa aldeiazita a meia encosta da mesma. Essa quinta ficava a uns bons largos quilómetros do centro da aldeia, e os donos utilizavam-no como meio de transporte até à aldeia onde vendiam os seus produtos.

         Certo dia, o burro enquanto ia numa das suas travessias até à aldeia, encontrou algo muito parecido com ele, pois, tinha quatro patas; mas a beleza, a velocidade, a elegância não tinham nada a ver com o pobre e velho burro, todo enrugado, já com fraqueza nas patas depois de tantas andanças. Esse ser, cujo nome o burro não sabia, fazia o mesmo trabalho do pobre burro, só que com muita mais eficácia e rapidez.

         O burro, querendo dar aos donos a alegria de ser como o outro ser, que alguns dias depois soubera que se chamava cavalo, trabalhou dia e noite, arduamente para ser igual a ele.

         Só que num desses dias, rumo à aldeia, o burro caíra no chão sem se conseguir levantar, pois foi tal o esforço feito no dia anterior que as patas lhe ardiam de dor. O burro percebeu que não podia ser igual ao cavalo.
                            
 
                                         Tiago Rodrigues
 
A imagem veio daqui.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário